Geografia para Todos !!!!

PEDOLOGIA

pedologia  é a ciência referente ao estudo dos solos e seu ambiente natural, integra a área da Geografia Física e da Ciência do solo (que também estuda por intermédio da edafologia). O solo, nos conceitos da pedologia, é considerado um corpo natural sintetizado pela natureza e exposto às ações do intemperismo.

 

Sobretudo, a pedologia estuda a “pedogênese”, a “morfologia dos solos” e a “classificação de solos”. Um dos pioneiros sobre o estudo dos solos, Dokouchaiev, estudou os solos da Rússia a partir de 1877, e verificou a distinção do solo desde a superfície até as áreas rochosas.

Seu estudo foi uma das bases iniciais para o surgimento da pedologia. A pedologia considera a diferenciação morfológica do solo, seus componentes e sua origem.

É uma ciência muito importante para o desenvolvimento social  e econômico de um país e região, por informar características gerais e peculiares do solo, dados indispensáveis para o planejamento de uso da terra nos setores na agronomia, geologia, geografia, geomorfologia, biologia e em projetos de cunho ecológico.

Referente às origens do solo, o termo acadêmico usado é “gênese de solos”. Estudiosos desse tópico declararam que são necessários cerca de 10.000 anos para a formação de 1 cm de solo sobre granito.

A pedologia exige a interação interdisciplinar entre técnicos de diferentes áreas de estudos sobre o solo e o ambiente. Tal integração permite um maior aproveitamento das informações.

Os dados pedológicos servem de ferramenta para o planejamento agrícola e estratificação ambiental de modo específico para cada caso. Esse nível de especificação possibilita conceitos e dados pedológicos adequados e uma atuação técnica mais útil à agricultura.

A pedologia auxilia muito na classificação dos solos, nos quais os conceitos pedológicos usados nas classificações taxonômicas seguem atributos permanentes encontrados nos horizontes subsuperficiais. Nesses estudos e classificação, a distrofia, alicidade e eutrofia, por exemplo, são atributos e consequências de alterações causadas pela agricultura, métodos de correção e adubação.

A pedologia analisa como que terras improdutivas para a atividade agrícola, principalmente as situadas no Cerrado, por meio de tecnologia mais avançada, conseguem ser tão ou mais produtivas  do que as terras tradicionalmente exploradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O reconhecimento do solo é feito a partir da identificação das características morfológicas, químicas, físicas e minerais. No Brasil, a classificação é documentada e organizada pela hierarquia de solos no Sistema Brasileiro.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedologia
http://www.pedologiafacil.com.br/
http://jararaca.ufsm.br/websites/dalmolin/download/textospl/fundame.pdf